HISTÓRIA: Semana Maldita na Globo

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segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

OPINIÃO: CUIDADO!!! Troféu Internet/Imprensa é Auto-Promoção do SBT

Desta vez, SEM EXTREMISMOS, SEM EXALTAÇÕES, SEM AGRESSÕES, SEM PALAVRÕES, SEM ÓDIO, SEM RANCOR, SEM RECEIO E SEM DINHEIRO, disso eu garanto. É UM ALERTA! Peço novamente aos que me seguem e os que me perseguem 1 milhão de desculpas pelo desabafo violento e agressivo que fiz no extinto post "Cadê a Macheza-Alfa da TV?". Minha bronca é com a MANEIRA em que Silvio Santos é venerado, idolatrado e adorado nas redes sociais como um "santo do pau oco" e isso é preocupante, ainda mais na idade em que ele se encontra em que o dito cujo passa a acreditar em qualquer elogio exageradamente meloso dirigido a ele. Vou propor aqui um debate mais saudável e construtivo sobre os rumos do Troféu Imprensa, cujo texto abaixo foram pegos de ideias de amigos meus em discussões online e os engendrei com as minhas, além de trechos de notas de jornais e diálogos do atual detentor Silvio Santos. Mas antes, o Troféu Internet.
Mais uma vez essa "brincadeira de criança" reluta em se manter anualmente existente por mais que transpareça seus métodos errados de organização. Como, por exemplo, ajudar seus internautas (isto é, os SBTistas das redes sociais) a auto-promoverem a "TV que tem torcida" nas 20 categorias impostas para votação (buscando aparentemente os interesses do SBT, pois nem todas elas são aproveitadas) usando nomes de artistas e programas das redes concorrentes às suas custas como um espécie de "balcão de negócios" para que a emissora promotora da votação pense nas "grandes contratações" para a próxima temporada, talvez pensando em ganhar mais troféus no ano seguinte ou todos os troféus de sua própria premiação (tipo a Record dos anos 60 conquistando todos os Troféus Roquette Pinto ano após ano), e permitir esses internautas em apontem os indicados das categorias para um júri sem senso crítico, opinião formada e totalmente derretida pelo "pó de pirlimpimpim" do "Patrão", selecionado a dedo por uma produção que age feito "fã-clube" do dono da emissora em que trabalham, e que também é apresentador de programas dominicais da própria estação, por mais que a "enquete" sobre televisão, ou "concurso cultural", seja a mais bem organizada da internet (e que deveria ser adotada no Troféu Domingão do Faustão nos próximos anos, o voto cadastrado individualmente) cujo prazo vai até o dia 9 de fevereiro. Me estranhou agora essa demora de 10 dias entre a primeira (iniciada em 16 de dezembro) e a segunda votação, isso me cheira falcatrua e mutreta e o que reforça ainda mais minha teoria de "auto-afirmação" do SBT. Mais uma vez, a categoria de Melhor Reality-Show ficou de fora porque o SBT sabe que vai perder para os programas da concorrência como Masterchef, X-Factor e The Voice Brasil. O que denuncia descaradamente a auto-promoção da emissora numa pesquisa como esta. E ainda vai sortear 10 internautas para premiá-las com os "famosos perfumes da Jequiti", muita pobreza, antigamente os prêmios eram televisores, aparelhos de DVD e um automóvel zero. Confiram os pré-indicados seguidos dos meus votos que, meio que forçado, tive que registrar na enquete do SBT:

Cantor:
Biel, Gusttavo Lima, Léo Magalhães, Luan Santana, Lucas Lucco, Nego do Borel, Roberto Carlos, Sam Alves, Tiago Iorc e Wesley Safadão
Meu Voto: Luan Santana

Cantora:
Aline Barros, Ana Carolina, Anitta, Cláudia Leitte, Ivete Sangalo, Joelma, Ludmilla, Paula Fernandes, Sandy e Wanessa Camargo
Meu Voto: Anitta

Conjunto Musical:
Aviões do Forro, Jota Quest, Molejo, NX Zero, Raça Negra, Roupa Nova, Skank, Sorriso Maroto, Turma do Pagode e Villa Baggage
Meu Voto: Sorriso Maroto

Dupla Sertaneja:
Bruno & Marrone, Fernando & Sorocaba, Henrique & Juliano, Jorge & Mateus, Marcos & Belutti, Matheus & Kauan, Simone & Simaria, Thaeme & Thiago, Victor & Léo e Zé Neto & Cristiano
Meu Voto: Simone & Simaria

Música:
50 Reais (Naiara Azevedo com Maiara e Maraisa)
A Mala é Falsa (Felipe Araújo com Henrique & Juliano)
Amei Te Ver (Tiago Iorc)
Casa Branca (Fernando & Sorocaba)
Coração Embriagado (Wanessa Camargo)
Eu, Você, o Mar e Ela (Luan Santana)
Infiel (Marília Mendonça)
Não Teve Amor (Joelma)
Sim ou Não (Anitta com Maluma)
Vejo Só Você (Sam Alves)
Meu Voto: 50 Reais

"Atriz de Novela" (2 pré-indicados do SBT):
Camila Pitanga (Maria Tereza - Velho Chico)
Camila Queiroz (Mafalda - Êta Mundo Bom!)
Grazi Massafera (Luciane - A Lei do Amor)
Larissa Manoela (Manuela e Isabela - Cúmplices de um Resgate)
Lucero (Teresa Lários - Carinha de Anjo)
Mariana Ximenes (Tancinha - Haja Coração)
Marina Ruy Barbosa (Eliza - Totalmente Demais)
Sabrina Petraglia (Shirlei - Haja Coração)
Taís Araújo (Michele - Mister Brau)
Vivianne Pasmanter (Lili - Totalmente Demais)
Meu Voto: Camila Queiroz

"Ator de Novela" (2 pré-indicados do SBT):
Alexandre Nero (Romero Rômulo - A Regra do Jogo)
Bruno Gagliasso (Mário - Sol Nascente)
Carlo Porto (Gustavo Lários - Carinha de Anjo)
Daniel Blanco (Fabinho - Totalmente Demais)
Felipe Simas (Jonatas - Totalmente Demais)
Humberto Martins (Germano Monteiro - Totalmente Demais)
João Guilherme (Joaquim Vaz - Cúmplices de um Resgate)
Malvino Salvador (Apolo - Haja Coração)
Marco Nanini (Pancrácio - Êta Mundo Bom!)
Sérgio Guizé (Candinho - Êta Mundo Bom!)
Meu Voto: Sérgio Guizé

Novela (2 pré-indicados do SBT):
A Lei do Amor, A Terra Prometida, Carinha de Anjo, Cúmplices de um Resgate, Êta Mundo Bom!, Haja Coração, Liberdade Liberdade, Rock Story, Totalmente Demais e Velho Chico
Meu Voto: Êta Mundo Bom

Programa de Auditório (4 pré-indicados do SBT):
Caldeirão do Huck, Domingão do Faustão, Domingo Legal, Eliana, Encontro com Fátima Bernardes, Hora do Faro, Legendários, Programa do Ratinho, Programa Silvio Santos e Xuxa Meneghel
Meu Voto: Hora do Faro

Programa de TV (4 pré-indicados do SBT):
Altas Horas, Caldeirão do Huck, Eliana, Encontro com Fátima Bernardes, Hora do Faro, Legendários, Máquina da Fama, Pânico na Band, Programa Silvio Santos e The Noite com Danilo Gentili
Meu Voto: Encontro com Fátima Bernardes

Programa de Entrevista (2 pré-indicados do SBT):
Altas Horas, Casos de Família, Encontro com Fátima Bernardes, Estrelas, Luciana By Night, Mariana Godoy Entrevista, Programa do Jô, Programa do Porchat, The Noite com Danilo Gentili e Xuxa Meneghel
Meu Voto: The Noite com Danilo Gentili

Programa Infantil (3 pré-indicados do SBT):
Algodão Doce, Bom Dia & Companhia, Carrossel Animado, Clubti, D.P.A. - Detetives do Prédio Azul, Hora de Brincar, Mundo Disney, Parque Patatí-Patatá, Que Monstro Te Mordeu? e Quintal da Cultura
Meu Voto: D.P.A. - Detetives do Prédio Azul

Programa Humorístico (1 pré-indicado do SBT):
A Praça é Nossa, Adnight, Encrenca, Nova Escolinha do Professor Raimundo, Mister Brau, Pânico na Band, Tá no Ar: A TV na TV, Tudo Pela Audiência, Vai Que Cola e Zorra
Meu Voto: A Praça é Nossa (pel desempenho ibopístico e também nas enquetes sobre televisão)

"Animador de Auditório" (4 pré-indicados do SBT):
Celso Portiolli, Danilo Gentili, Fábio Porchat, Luciano Huck, Márcio Garcia, Marcos Mion, Ratinho, Rodrigo Faro, Serginho Groissmann e Silvio Santos
Meu Voto: Rodrigo Faro

"Animadora de Auditório" (4 pré-indicados do SBT, o risco das duas filhotas de SS em concorrer com a Eliana é muito grande. Se prepare Eliana, você pode ser vencida pelo nepotismo SBTista, pois o bilhete azul pode chegar para ti a qualquer momento):
Ana Maria Braga, Christina Rocha, Eliana, Fátima Bernardes, Luciana Gimenez, Patrícia Abravanel, Sabrina Sato, Silvia Abravanel, Tatá Werneck e Xuxa Meneghel
Meu Voto: Eliana

Programa Jornalístico (1 pré-indicado do SBT):
A Liga, Câmera Record, Conexão Repórter, Domingo Espetacular, Fantástico, Globo Repórter, Polícia 24 Horas, Profissão Repórter, Repórter em Ação e Repórter Record Investigação
Meu Voto: Fantástico

Apresentador ou Apresentadora de Telejornal (2 pré-indicados do SBT):
Ana Paula Araújo, Carlos Nascimento, Evaristo Costa, Marcelo Rezende, Rachel Sheherazade, Reinaldo Gottino, Renata Vasconcellos, Ricardo Boechat, Sandra Annenberg e William Bonner
Meu Voto: Sandra Annenberg

"Jornal de TV" (3 pré-indicados do SBT):
Bom Dia Brasil, Cidade Alerta, Jornal da Band, Jornal da Globo, Jornal da Record, Jornal do SBT, Jornal Hoje, Jornal Nacional, SBT Brasil e SBT Notícias
Meu Voto: Jornal Nacional

Comercial:
Cacau Show, Café Número Um, Coca-Cola, Guaraná Dolly, Havaianas, Cerveja Itaipava, Banco Itaú, Jequiti, O Boticário e Vivo
Meu Voto: O Boticário

Revelação "O artista que mais se destacou em 2016": (2 pré-indicados do SBT):
Amanda de Godói (Nanda - Malhação, Seu Lugar no Mundo)
Bárbara França (Bárbara - Malhação, Pro Dia Nascer Feliz)
Camilla Camargo (Diana - Carinha de Anjo)
Felipe Araújo (cantor)
Lorena Queiroz (Dulce Maria - Carinha de Anjo)
Lucy Alvez (Luzia - Velho Chico)
Maiara & Maraísa (dupla sertaneja)
Marília Mendonça (cantora)
Naiara Azevedo (cantora)
Priscila Steinman (Sofia/Nina - Totalmente Demais)
Meu Voto: Lucy Alves

Vamos desmistificar tudo! Os internautas desinformados, carentes de inteligência (e são muitos) e por falta de alternativa, como se trata de uma enquete promovida pelo SBT, são induzidos a votarem numa cantora gospel, no caso Aline Barros, na categoria de melhor cantora (para agradar indiretamente as filhotas de SS), em todos os que estão relacionados à novela Cúmplices de Um Resgate nas categorias referentes a teledramaturgia (atriz, ator e novela), nas atrações do próprio SBT (The Noite, A Praça é Nossa, Conexão Repórter, Bom Dia e Cia. e SBT Brasil) nas categorias relacionadas a programas de televisão, nos jornalistas da emissora, principalmente na "heroína da notícia" chamada Rachel Sheherazade que adora xingar o presidente todos os dias de tudo quanto é nome, nas categorias relativas ao telejornalismo (apresentador de telejornal, que merecia ser modernizada e ser incluído também repórteres e âncoras, até porque âncora não precisa necessariamente comentar as notícias, âncora é o o apresentador e editor-chefe que participa ativamente da elaboração de um noticiário, e "jornal de televisão", cuja denominação é óbvia demais), na Jequiti na categoria de Melhor Comercial (já que 10 internautas serão sorteados e ganharão os produtos Jequiti de sua preferência, olha o aliciamento do voto) e tudo que está ligado diretamente a Silvio Santos (seja suas filhas ou seu programa) nas categorias "mais importantes" da pesquisa, referentes a linha de shows do SBT (programa de auditório, programa de TV, "animador" e "animadora"). Aliás, os tais termos que a emissora insiste e reluta em utilizar nas categorias referentes aos apresentadores de televisão são velhos e arcaicos demais pois dão a entender que a pessoa que exerce tal função só seria "apresentador de verdade" se estiver diante de uma platéia (ou "auditório" para os mais íntimos) fazendo alguma "palhaçada", ou seja, apresentador em estúdio fechado "não vale". E a de Revelação do Ano é uma antiga controvérsia, até hoje muita gente confunde o termo "revelação" com "destaque" e ninguém entende a diferença pois se a categoria elegesse o "destaque do ano", Silvio Santos ganharia toda hora. Desconfio que ninguém presta atenção no que diz os parêntesis "(novos artistas, quem mais se destacou)" e o próprio apresentador ainda faz a pergunta de maneira errada por falta de instrução da própria produção, que prefere adorá-lo feito santo imaculado do que oferecer qualquer tipo de suporte de informação: "Qual foi o artista que mais se destacou neste ano?". Estas são as evidências concretas de que o Troféu Internet é, de fato, uma auto-promoção do SBT disfarçada de enquete sobre televisão, por mais que elas seja a "mais bem organizada" da internet. Tudo é decidido de cima pra baixo e o que é pior: entre quatro paredes, por debaixo do tapete e tudo é anunciado na hora do "programa". Tomem bastante cuidado!!! Outras observações a serem feitas:

* Creio eu que deva rolar certas discriminações quanto a seleção de indicados: os programas de canais pagos, já que o público do SBT é tão burro quanto o Quico e não sabe o que é uma operadora de TV por assinatura, os "SBTistas das redes sociais" ficam boiando no assunto, as produções de teledramaturgia em que "ator de verdade" deve concorrer atuando numa novela e não em séries, minisséries ou seriados (por mais que esses SBTistas fiquem implicando com esse tipo de produção) e daqueles que petulantemente são tachados de "traidores" (aqueles artistas que não trabalham mais para a "TV que tem torcida"), vide Gugu Liberato, que integra a "lista negra dos SBTistas" e é alvo número 1 de um provável assassinato por encomenda das filhas de Abravanel em troca de 1 milhão de reais em barras de ouro. Jô Soares, mesmo aposentado da TV, seria o alvo número 2.
* As categorias de melhor conjunto musical, música do ano, programa de auditório, programa de entrevista, programa infantil, programa jornalístico e programa humorístico são muito desnecessárias para nosso contexto atual, sugiro que os programas de TV concorressem na diluída categoria de melhor programa de televisão pois ela é a mais adequada para a premiação final.
* A exemplo de Silvio Santos, o cantor Roberto Carlos, por mais que ele não tenha se destacado em 2016 (devida a fossa da viuvez que o impede de lançar um álbum com músicas 100% inéditas), é fora de concurso, os SBTistas que são "tão Quico" não sabem o que significa o termo Hors-Concours. Artistas super-hiper-consagrados não podem concorrer com os "mais novos" porque há o grande risco de tirar a chance dos demais.
* Sinceramente não podem concorrer novelas (A Lei do Amor em 3/10, Rock Story em 9/11 e Carinha de Anjo em 21/11) e atores de novelas que acabara de estrear recentemente pois ainda não se firmaram por completo entre a crítica e o chamado "público maior". Os primeiros meses de 2017 podem exercer uma influencia negativa para os jurados na votação final dos melhores de 2016 e isso sempre foi evidente ao longo da história da premiação.
* Os nomes relacionados entre os pré-indicados dos internautas não são da mesma opinião da critica segmentada e fez muita gente da teledramaturgia considerados os "melhores de verdade" ficarem de fora da lista como Adriana Esteves, Andréia Horta, Antonio Fagundes, Débora Bloch, Fabíula Nascimento, Gabriel Leone, Jesuíta Barbosa, João Baldasserini, Marco Ricca, Mateus Solano, Miriam Freeland, Rodrigo Santoro, Selma Egrei, Sidney Sampaio, Thais Fersoza e as novelas Escrava Mãe e Sol Nascente.
* Novamente muitos programas são pré-indicados em categorias erradas: Mister Brau como melhor programa humorístico (aí a necessidade de se criar a categoria de "melhor série, minissérie ou seriado" e aí seria um bom motivo pro SBT auto-promover sua série A Garota da Moto), Altas Horas como melhor programa de entrevistas, Encontro com Fátima Bernardes como melhor programa de auditório, Adnight como melhor programa humorístico, Xuxa Meneghel como melhor programa de entrevistas, a dupla romântica Thaeme & Thiago concorrendo como melhor dupla sertaneja e o policialesco Cidade Alerta AINDA É PRÉ-INDICADO a melhor "jornal de TV". O Nélson Rubens falou na última edição do prêmio que não pode misturar programa policial com telejornal de verdade. Se ainda insistirem nisso, deve ser criado a categoria de "melhor programa policial" e aí sim seriam indicados Cidade Alerta, Brasil Urgente e Balanço Geral (ou Primeiro Impacto que, mesmo permanecido pouco tempo no ar, era exibido pelo SBT).
* O que uma atriz estrangeira, a mexicana Lucero (ex-Lucerito, a eterna Chispita) está fazendo numa "enquete" que escolhe os melhores da televisão BRASILEIRA? Olha aí as mutretas para favorecer o SBT! É hora de abrir o olho, galera!
* Em "qual foi o artista que mais se destacou em 2016?", vulgo Revelação, há o risco de se tornar uma categoria 100% musical: Maiara e Maraisa, Marília Mendonça e Naiara Azevedo serão sem dúvida as indicadas na categoria mais controversa da história da premiação e deixarão os atores novos chupando o dedo tamanha demagogia promovida nesse "concurso cultural", Lucy Alves que o diga, fazendo qualquer Sônia Abrão vibrar de alegria e emoção com a "justiça" sendo feita diante de Silvio Santos.
* O SBT ainda acha que a classe artística brasileira deve ser tratada como autênticos "deuses" do Brasil, se fosse, Silvio Santos seria o Jesus Cristo dos artistas (tá ficando menos humano e se tornando aos poucos um verdadeiro "boneco de cera", vide foto acima). E outra, se acostuma mal colocar certos artistas para concorrer o prêmio pela primeira vez e todo mundo ser induzido em escolher o determinado artista como melhor da categoria para fins ibopísticos, é como o pai e a mãe de um filho pequeno que não nega nada a ele, não sabem dizer não e fazem de tudo para mimá-lo sem nenhum limite, gastando o que tem e principalmente o que não tem.

Há emissoras de TV que, de repente, vão acumulando motivos que apontam para um inexorável processo de decadência. Por mais que elas resistam, que revelem uma aparente resistência, o público percebe isto e deixa de ser cúmplice das artimanhas que elas inventam para manter uma programação aparentemente atraente. (...)
Crônica de uma morte anunciada - Jornal do Brasil - Caderno de TV, 18/06/1994

Em toda a história das premiações da TV brasileira, os artistas eram escolhidos como os "melhores" mais por simpatia, interesses comerciais e acordos do tipo "se não premiarmos tal artista, ele pode ficar aborrecido e pedir demissão". Existem muitos artistas que não trabalham na televisão por dinheiro ou por más ambições, eles trabalham por amor à profissão e por paixão que os movem pelo que fazem. A classe artística tem um ideal e trabalha com prazer para sustentar suas famílias, mas a coisa mais importante para eles é quando recebem o reconhecimento pelo seu trabalho e quando um jornalista/colunista o critica construtivamente e o elogia com razão e com justiça, sem bajulação. Foi pensando nisso que Silvio Santos pediu pra Plácido Manaia Nunes ceder os direitos do Troféu Imprensa para ele realizá-lo anualmente com "imparcialidade" e os anos se seguiram com essa sempre duvidosa "imparcialidade", mas ninguém teve coragem de denunciar em público, fruto da covardia de pessoas segmentadas da área em colocar contra a parede um ídolo do veículo, e mais do que isso, um dono de televisão super-exposto capaz de ser cada vez "menos humano" e cada vez "mais Deus" num país como o Brasil.
A outorga de um prêmio como recompensa de trabalho é muito importante para a classe artística e sempre há um suposto "constrangimento" devido a exposição de jurados/jornalistas selecionados a dedo pela produção do "programa", ou talvez "instruídos" nos bastidores por esse mesmo grupo de pessoas, quando se tratava de um certo artista (leia-se Silvio Santos) em ganhar sempre quando concorria em duas ou três categorias para efeitos "ibopísticos" e a direção da empresa (leia-se SBT) acabou chegando a conclusão em meados dos anos 90 de que as pessoas que participassem do Troféu Imprensa, seja jurado ou apresentador, não pudessem concorrer nas votações. Quase 20 anos depois, com a transição de pessoal para compor a chamada "equipe de produção", houve um notório desaprendizado e se "esqueceram" da tal regra. Atualmente, o "Oscar brasileiro", muito a mercê do endeusamento assustador a semelhante "animador de programas" e da auto-promoção de artistas e programas de sua emissora (isto é, o SBT), está como está e chego a seguinte conclusão de que os direitos do Troféu Imprensa mereça ser repassada o mais depressa possível a um órgão (ou elemento) neutro que saiba reformular, repaginar e rever os conceitos e os formatos desse que é o mais famoso prêmio da televisão brasileira. O apresentador e humorista Jô Soares disse uma vez que o Troféu Imprensa tem o seu prestígio e seu valor, pois sobreviveu todos as dificuldades e se mantém como uma das únicas premiações de grande importância da TV brasileira. Mas só teria um prestígio ainda maior se Silvio Santos não mais interferisse e deixasse de ser uma cerimônia simbólica de votação assemelhado a um programa de calouros mais para satisfazer o seu público ao invés de modernizá-lo, reformulá-lo e fazê-lo num mega-evento transmitido em uma grande cadeia de emissoras de TV.
O apresentador sonhava sim em ver a premiação sendo organizada ano a ano em cada emissora de TV, mas, segundo o próprio, "os donos de televisão não se entendem", porque se fosse desse jeito, segundo o entendimento dele, o Troféu Imprensa continuaria sendo "importante e cobiçado para o artista por merecimento, honestidade e responsabilidade". Mas o que acontece é que os diretores não entendem e nunca vão entender as vontades e as excentricidades do Sr. Abravanel. E mais, se cada emissora fizesse seu próprio Troféu Imprensa ano após ano, haveria sempre uma brecha para que cada uma delas faça auto-promoção de si-mesma, já basta o SBT promovê-la todo ano, para dar cartaz a sua linha de shows, mesmo sem a vontade de antes do próprio dono. Por exemplo, se a Globo a promovesse, todo mundo iria reclamar pois ela ganharia em todas as categorias sempre; se a Record promovesse, arrumaria motivos mesquinhos para desmoralizar a Globo e arrastá-la pra debaixo do chinelo ao mesmo tempo em que se mostraria com aquele ar de superioridade de uma "anti-televisão"; se a Band promovesse, faria de tudo para anunciar sua grade esportiva e os programas de maior audiência (Pânico, Masterchef, X-Factor, etc); se a Cultura promovesse, faria o know-how de sua programação infantil; se a Rede TV! promovesse, também venderia seu peixe com programas de duvidosa qualidade sempre querendo ganhar às custas da concorrência; e assim por diante. Essa maneira "ideal" de fazer uma premiação que abrange todas as emissoras de televisão não é boa e está totalmente errada. Na última edição do Troféu Imprensa, por exemplo, o SBT conseguiu o que queria, venceu a Globo, não no IBOPE, mas no número de estatuetas conquistadas, 6 a 5.

(...) Pelo placar, a programação do SBT dá um banho na Globo. Só que não é bem assim. A emissora de Silvio Santos, apesar dos esforços, ainda está a léguas de distância da concorrente. Então alguma coisa está errada. Como a pesquisa é democrática e os jurados são profissionais idôneos, talvez seja o caso de incluir novas categorias: minisséries, especiais, musicais, programas esportivos. Ia ser uma lavada. E (...) Silvio Santos apresentando o Troféu Imprensa, definitivamente, não pode.
"A Praça é Nossa", só rindo - Jornal do Brasil - Caderno de TV, 10/06/1995

E é aí onde quero chegar. O "X" do problema é justamente o próprio SBT ainda deter os direitos de produção, organização e realização do Troféu Imprensa, quer dizer, o Silvio Santos conseguiu os direitos do prêmio em 1971 e consequentemente foi parar em sua emissora desde 1982. Vejo a independência do Troféu Imprensa como algo bem simples, porque se ainda pertencer a um canal de televisão, nem a Globo e nem ninguém vai considerá-lo oficialmente em seus registros.
Para que o "Oscar brasileiro" torne-se independente, temos que observar o exemplo dos Estados Unidos, onde as premiações existentes em prol de um meio de comunicação por lá (como por exemplo o Critics' Choice Television Awards que é um prêmio de televisão que desde 2011 é concedido exclusivamente pela crítica especializada norte-americana para os melhores trabalhos do ano) são iniciativas de associações independentes, que as organizam anualmente com apoio de patrocinadores que, além de comprar as cotas de patrocínio financiam o evento, cobrem os custos e licenciam a venda dos direitos de transmissão para a televisão, sendo que uma produtora independente produz, organiza e transmite para uma determinada emissora de TV que adquire os direitos de transmissão por uma certa quantia ajudando assim a produtora lucrar com a geração de imagens e a determinada associação com a venda dos direitos, todos saem ganhando bem. Já os "melhores" são eleitos por uma comissão julgadora em votação organizada pela associação segmentada, sendo individual (sem a interferência na opinião do corpo julgador) e secreta (cujos membros votem nas categorias integrantes do prêmio). E que vença o melhor!
As premiações de TV organizadas pela internet como o Troféu Internet (SBT) e Troféu Domingão do Faustão (Globo, por mais que seus indicados sejam selecionados pelos funcionários da própria emissora), são eleitos pelo povão e, principalmente, por fã-clubes compostos de adolescentes mimados que ficam bitolados nas redes sociais, que defendem a todo momentos seus artistas favoritos e acabam votando neles independentemente se teve um trabalho destacável durante o ano como desse a entender que a pergunta feita na internet é "de quem você mais gosta?" do que responder "qual foi o melhor que mais se destacou?", ou seja, o critério de votação dos internautas é a predileção pessoal e isso, infelizmente não acaba refletindo o que de melhor fora produzido pela televisão durante a temporada. Por isso que defendo que a crítica especializada em TV e espetáculos é mais apropriada a não somente eleger (o que todos os anos são forçados a fazer perante uma lista de indicados determinados por internautas que não entendem nada de TV, são apenas telespectadores e fãs de seus artistas e programas preferidos), mas indicar os melhores trabalhos, seja artistas e programas, desse fascinante meio de comunicação chamado televisão. Traduzindo, é necessário separar a premiação concedida pelos membros da imprensa da premiação concedida pelos internautas porque ambos possuem opiniões totalmente divergentes, até porque os próprios jornalistas segmentados não concordam com a seleção de indicados imposta pela internet. Minhas ideias são estas:

* Criar um grupo independente e que tomaria a frente dos trabalhos, convidando os jornalistas, críticos e colunistas de TV dos principais veículos de mídia escrita de todo o Brasil (jornais, revistas e portais da internet) a participarem da votação em parceria com a FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas). Somente essa classe teria o direito ao voto porque representa fielmente a "Imprensa" que é retratada no nome do Troféu. Lógico que pode ser aberto um prescindente para ser incluído também a FENARTE (Federação Nacional dos Radialistas) e o órgão nacional que toma conta dos SATEDs (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões) de todo o Brasil.
* A partir dessa organização toda, seria feita a criação de um estatuto, curadoria, eventos de apresentação, divulgação da premiação, busca por patrocínio, desenvolvimento de produtos com a marca da premiação, montagem de um portal, comunidades sociais na internet e um cronograma oficial com duração média de cinco meses, com início em novembro e término em abril.
* Organizar um reunião inicial com um representante de cada emissora brasileira de TV, explicando como será a premiação, a autorização do uso de imagem dos artistas, a transmissão em cadeia aberta e a concordância dessas emissoras em participarem de tal evento (além de elaborar um calendário oficial das premiações de televisão da temporada anterior a serem realizadas no primeiro trimestre do ano seguinte). As premiações internas citadas acima devem sim continuar existindo, desde que não usem a concorrência para se autopromover, pelo contrário, que prestigiem os talentos da própria emissora, a não ser que firmem parcerias e acordos entre si, e que sirvam de "termômetro" para o evento principal, isso não seria sugestão, seria uma norma!
* Em uma etapa preliminar no final de novembro, é convocada uma assembléia nos Sindicato dos Jornalistas Profissionais de todos os estados brasileiros, onde, com a coordenação do respectivo presidente do sindicato da classe, seria discutido com os membros a seleção do conjunto de categorias para, mais tarde, indicar os nomes para cada categoria existente. Além disso, precisaríamos resolver uma questão na forma de acolhimento dos votos: os críticos se reuniriam nos sindicatos de seus respectivos estados ou permaneceriam em seus ambientes de trabalho. A tese é de que o voto deva ser secreto para que a opinião de um jornalista não influenciem os demais e de que o método de votação siga os mesmos moldes aplicados nos anos 60, quando surgiu a premiação, resgatando assim a sua essência.
* A primeira etapa de votação aconteceria na "quinzena do meio" do mês de dezembro onde os votos seriam livres e a segunda etapa de votação também na "quinzena do meio" do mês de janeiro onde os três primeiros colocados de cada categoria disputariam o voto decisivo da imprensa. Nessa segunda etapa, os críticos poderiam também votar na Menção Honrosa (distinção conferida a uma obra não indicada, porém merecedora de citação) e para quem deveria ser o Troféu Especial Honorário (pelo conjunto da obra). Nesses dois períodos, os votos seriam fiscalizados por uma empresa auditora para garantir sua total lisura e segurança.
* As indicações em cada categoria da segunda votação passariam por todos os estados e chegariam ao Conselho Curador Deliberativo com sede em São Paulo, que tornaria esses indicados oficiais para concorrer ao prêmio.
* A partir disso, seria feito o anúncio oficial dos indicados, que deverá acontecer num dia do mês de janeiro (a um prazo de cerca de 60 dias antes da entrega dos prêmios) em que um programa partidário (Horário Político) deixe de ser exibido ou por pedido de alteração de data da legenda ou em caso de indeferimento por parte do Tribunal Superior Eleitoral, o que podemos chamar de "brecha". É nessa "brecha" que deve ser aproveitada para a divulgação da lista de indicados ao prêmio, transmitido ao vivo e em rede nacional de televisão com duração máxima de 15 minutos. Seria também explicado o procedimento de votação, como forma de prestação de contas ao público e a própria crítica sobre a credibilidade e confiabilidade deste trabalho, e como será o formato do programa. Além de ser divulgado obviamente a data do evento, obedecendo uma data-padrão para que as emissoras, convidados e profissionais indicados possam se programar para se reunirem sem dificuldade e estarem presentes na cerimônia de premiação, que seria num sábado à noite.
* A geração de imagens da premiação seria feita por uma produtora independente, cujo valor dos direitos de transmissão seria repassado as emissoras que transmitiriam em pool e teriam que pagá-la para transmitir de acordo com uma divisão proporcional de cotas segundo a audiência média nacional conquistada nos últimos 6 ou 12 meses nos chamados "15 mercados do IBOPE". O direito de preferência seriam àquelas redes que teriam seus artistas e programas indicados. Caso uma emissora deixe de pagar sua cota e, consequentemente, se ausentar da transmissão, as outras TVs terão que dividir o valor da cota em questão. Os canais de TV teriam direito também a uma parte da receita gerada pelos anúncios dos patrocinadores oficiais de acordo com a audiência conquistada nacionalmente durante a exibição do evento.
* Haveria um(a) apresentador(a), cujo nome seja ligado a TV, que não seja exatamente um nome da Globo ou do SBT, desde que não seja indicado ou dono de emissora, porém todos os indicados devem ser liberados para ir, senão todo o futuro da premiação entraria em risco. A emissora que deixasse de liberar algum artista para o evento perderia o direito à transmissão, seus artistas e programas sairiam da lista de indicados e, conseqüentemente, à participação no rateio da receita publicitária.
* Os artistas que não participarem da premiação precisariam enviar, dentro de um determinado prazo a ser estabelecido, uma justificativa de ausência e uma comissão ligada à produção do evento avaliaria se a justificativa é cabível. E os artistas que não compareceriam à premiação sem apresentar a justificativa perderiam o direito ao troféu e a respectiva indicação.
* Vai ser organizado em teatro com a presença de jornalistas, convidados, personalidades e indicados da música e da TV, de acordo com um esqueleto (escaleta) de distribuição de blocos preferencialmente temáticos com a ordem de categorias e musicais planejado pelo Conselho Curador Deliberativo da premiação.

Isso é também uma maneira para prevenir o "Oscar brasileiro" de presenciar os seguintes embaraços: na categoria de Melhor Cantor em caso de aparição de Roberto Carlos surgindo a seguinte patada: "Não, não vou deixar ele ganhar de novo. Toda hora quando ele aparece, ele sempre ganha, não vou deixar os jurados votarem nele porque quando ganha, a Globo não deixa ele vir receber os troféus e depois que a mulher dele morreu, ficou com cara de frequentador de cemitério" e tendo a cara de pau de mandar o Wesley Safadão a presenciar de corpo presente seu próprio julgamento (e sua vitória) como forma de aliciar os jurados mais demagogos como "jogo ibopísico" e, pior, na categoria de Melhor Apresentadora de TV (denominada erroneamente de "Animadora de Auditório") é bem capaz que ele chame no palco as três concorrentes para presenciarem lado a lado a votação, Eliana, Patrícia Abravanel e Silvia Abravanel, e em 15 intermináveis minutos de mais puro constrangimento em rede nacional, mandar todos os seus jurados a escolherem em voto aberto uma delas "desde que não haja empate" a receber o prêmio e ameaçar de demissão aquela que perder, desde que não seja as filhotas dela, já que Patrícia é taxada como "sucessora" de Hebe Camargo e "nova dona" dos domingos SBTistas, até porque os jurados (que mordem a isca e entram nesse joguinho ibopístico) estariam "cometendo o pecado" de fazer o dono do SBT em demitir suas próprias herdeiras em caso de uma improvável vitória da Eliana.
Em 21 de maio de 2005, no caderno Ilustrada do jornal Folha de São Paulo, foi publicada a seguinte nota: "Troféu Imprensa pode acabar, diz SBT". O próprio Silvio Santos, num diálogo muito burocrático com os seus jurados, cogitou nessa possibilidade pouco antes da gravação do Troféu Imprensa que elegeu os "melhores de 2004", deixando a impressão, sem muitos detalhes, de que "talvez" pudesse acabar com o "Oscar brasileiro", sendo oportunamente substituído pela votação feita anualmente por internautas abrangendo também "as áreas de música e futebol" e decidiria no final daquele ano de 2005, mas ele deve ter tomado muito Doril e esqueceu o assunto. Seria muito mais fácil o SBT passar os direitos da marca "Troféu Imprensa" a um órgão neutro e se dedicar anualmente a um prêmio 100% dedicado a música decidido exclusivamente pelos "seus" internautas, desde que seja válido um voto por pessoa em cada etapa de votação como é freqüentemente feito, trazendo assim de volta o Prêmio SBT de Música, realizado em 1995. Já aquilo que conhecemos de Troféu Internet, a "enquete" deve ser promovida também de forma neutra, mas unificada através da união de todos os portais de conteúdo da internet do Brasil, recendo um outro nome, até porque os próprios internautas devem eleger aquilo que eles indicaram nas votações anteriores, assim como proponho com a imprensa segmentada, elegerem o que eles próprios indicaram.
O projeto neutro do Novo Troféu Imprensa, descrito acima, é um projeto extremamente complexo e não depende apenas de vontade e dinheiro, mas de inúmeros fatores como uma produção independente séria e de qualidade, a aceitação e entrada da maioria de todas as emissoras de televisão, os críticos e colunistas segmentados em televisão, artes e espetáculos isentos que votem naqueles que merecem de verdade e, sobretudo, Silvio Santos abrir mão disso de forma a doar o prêmio para a continuidade séria desse trabalho que vem se fazendo a duras penas e cheia de falhas, a muitos anos. Acima de tudo vai dar muito trabalho, mas será sucesso certo para todos os envolvidos sem dúvida.
Espero que esse meu abrandamento de tom possa conquistar o perdão definitivo e reconsiderar o prestígio e a confiança daqueles muitos, sobretudo os "SBTistas do mal", que me criticam por aí nas redes sociais só pelo fato de "odiar" o "incriticável" Silvio Santos. Ninguém é doce para todos gostarem, nunca abrirei mão deste meu sonho pois admito que esta frustração subiu minha cabeça durante cinco anos de minha vida. Penso num bem igual para todos e não no meu próprio umbigo como muita gente costuma fazer. Se o Novo Troféu Imprensa tornar realidade, a televisão brasileira será um pouco mais feliz e satisfeita! Me ofereço e me disponho até em AJUDAR na produção do Troféu Imprensa deste ano, se preciso for, nem que seja como bico temporário para conquistar e ficar bem perto deste meu grande sonho. Para encerrar, reescrevo abaixo minha carta dirigia à Silvio Santos que eu postei na polêmica publicação "Cadê a Macheza-Alfa da TV?":

Prezado Sr. Silvio Santos:
Faço minhas as suas palavras, as mesmas palavras que foram dirigidas à Roberto Marinho em 1988.
Reconheço que o senhor se tornou um dos homens mais importantes e adorados deste país.
É admirado por seus funcionários, telespectadores e a classe artística inteirinha gosta muito do senhor.
Lembra daquela fábula onde uma cidade era habitada por 20.000 pessoas, sendo que 10.000 trabalhavam para a empresa A e as outras 10.000 trabalhavam para a empresa B e que um belo dia, metade das pessoas que trabalhavam para a empresa A se mudaram para trabalhar na empresa B? E o dono da empresa A estava feliz pelo fato de ter menos trabalho e menos responsabilidade, enquanto que o dono da empresa B estava preocupado por ter mais trabalho e mais responsabilidade pela frente?
Se desprenda dos direitos que lhe outorgam a organizar anualmente, apenas com o intuito de usar a concorrência para fazer auto-promoção de sua emissora de TV, e meio que obrigado, o Troféu Imprensa. Até porque na idade em que você está se encaminhando, uma responsabilidade a menos representa um grande ganho na vida e isso não tem preço.
Não misture a imagem de artista de televisão ou o "personagem Silvio Santos", que o senhor leva tanto em conta, com a de dono de um grande grupo de empresas. E o senhor é um homem polido, não precisa mais de dinheiro.
Seja mais humilde e menos ostensível. E tenha um pouco mais de juízo.
Não importa a idade, a cor da pele, se é homem ou mulher, rico ou pobre e muito menos a opção sexual, o que mais importa agora é o caráter humano.
Cito aqui uma frase dita por Édson Arantes do Nascimento, o Pelé, quando ele encerrou a carreira de jogador de futebol: "É preciso ir embora quando o público quer que a gente fique."
O senhor é um homem que não precisa de absolutamente mais nada e que já está rumo ao caminho da eternidade.
Precisa estar em paz com Deus para que um dia Ele te receba em seus braços. Ou talvez não.

Assinado: Êgon Bonfim

E para conhecer mais detalhes sobre o que eu proponho para o evento de entrega dos prêmios do Novo Troféu Imprensa, acessem o post abaixo:
OPINIÃO: Comparativo do Troféu Imprensa (Fase Atual e Minha Proposta): http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com/2016/05/opiniao-comparativo-do-trofeu-imprensa.html
Ah, antes que eu me esqueça, confiram também este link sobre um esquecido prêmio de música organizado pelo SBT em 1995:
HISTÓRIA: 1º Prêmio SBT de Música (e Tome Sugestões): http://ehmbdeolhonatv.blogspot.com.br/2016/10/historia-1-premio-sbt-de-musica-e-tome.html

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#PorUmaTVMelhor

Dedicatória especial deste post: Hugo Meneses, Gustavo Nárlir, Fábio Siqueira, Gustavo Horn, Levy Fioriti, Eder José Miola, Higor Vieira e Gabriel Vianna Reis.